segunda-feira, 22 de setembro de 2014

DICAS PARA FORNECER E DAR FEEDBACK

Fornecer Feedback:

1) Jamais viole o princípio da confiança.
2) Jamais viole o princípio do respeito.
3) Jamais contradiga ou desrespeite o princípio da ética.
4) Verifique qual o tipo de feedback específico adequado (validação ou correção).
5) Não confunda desabafo de emoções e sentimentos com feedback.
6) Tenha muito claras as causas e o objetivo do feedback.
7) Verifique qual o momento mais apropriado para o feedback.
8) Verifique qual a forma mais adequada para o feedback (sempre que possível pessoalmente).
9) Verifique com atenção se é melhor falar a sós ou com a participação de outros envolvidos (jamais exponha a constrangimentos).
10) Certifique-se de que sua mensagem foi clara e bem compreendida!
O líder gera no liderado o desejo por feedback, o não-líder gera aversão a feedbacks!




Dar Feedback:
 
1) Demonstre e comunique sua confiança e interesse em receber feedbacks.
2) Ouça-os com atenção e respeito, mesmo que discorde a priori.
3) Mantenha a ética com relação a outros envolvidos.
4) Se receber um feedback positivo lembre-se de agradecer e dar créditos aos que o tenham ajudado a obter este resultado.
5) Se receber um feedback negativo não se esquive das responsabilidades, aceite-as.
6) Se receber um feedback injusto verifique se o momento e o estado emocional do interlocutor são favoráveis para a sua contra argumentação.
7) Não confunda emoções e sentimentos pessoais com profissionalismo, concentre-se nos fatos.
8) Entenda toda e qualquer crítica como possibilidade de crescimento e evolução, mesmo que seja nos quesitos de tolerância e paciência.
9) Verifique se compreendeu com clareza o que lhe foi colocado, agradeça e comprometa-se a refletir e rever o que for necessário!
10)Mantenha discrição e sigilo sobre o feedback recebido.
 
 

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